sábado, 25 de julho de 2009

A PESQUISA DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA MELHORA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR?







Acredito que sim, pois somente realizando pesquisa na universidade você vai sentir na pele como é ser um pesquisador, e como o conhecimento é produzido, você passa a entender como o mundo científico funciona, e as sua suas descobertas revolucionam sua vida todo dia, e percebe que para realizar pesquisas você deve retirar o olho do espírito enterado no grosseiro pantanal do mundo aparente em constante mutação e fazê-lo passar gradativamente da percepção ilusória dos sentidos para a contemplação da verdade pura e sem falsidade. Eu tive esse sabor de realizar pesquisa, e de estar no meio onde ela acontecia acompanhei algumas, pois fui estagiário na universidade, no apoio aos professores universitários nos laboratórios de parasitologia, biotério, botânica, anatomia humana, herbáreo, zoologia, hematologia e himunologia. Durante dois anos em que durou o estágio aprendi muito, foi uma experiência enriquecedora para meu currículo e para minha formação acadêmica, pena que as escolas não tenham esse suporte de laboratórios para colocarmos em prática esse aprendizado?

2 comentários:

  1. É verdade. A pesquisa enriquece o nosso conhecimento. Quando estudava, tive professores que incentivavam muito o lado da pesquisa científica. Adorávamos, íamos ao laboratório de ciências toda semana. Foi uma experiência que nunca vou esquecer e aprendi muitas coisas. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Professora Elaine, concordo plenamente com você,eu tive a oportunidade de ser estagiário CIEE, na URI de Santo Ângelo por dois anos até me formar, eu trabalhava 40 horas por semana, manhã e tarde, e a noite estudava, morava na casa do estudante, tenho tanta saudade daquele tempo. Eu tive esta oportunidade que enriqueceu meu currículo, pois aquele contato diário me permetiu uma ótima formação, quando veio o trabalho de conclusão de curso, onde eu pude realizar um trabalho Monográfico, na área de enteroparasitologia humana analisei mais de cem amostras de EPF, em crianças carentes da cidade, contribuindo assim com a comunidade. Para que serve nosso conhecimento se não for para modificar e auxiliar nosso meio, se eu pudesse eu trabalharia com pesquisa, é maravilhoso, desafiador, estimulante e além disso faz nosso pensamento ir além quando temos que analisar os resultados obtidos durante a realização da pesquisa de campo, e no laboratório. Interpretar resultados, se autoquestionar, dividir com nossos orientadores nossos trabalhos é dignificante.

    ResponderExcluir